Taquarussu.com
 
8-Abr-2011 Projeto musical "E SE A GENTE QUISER?"

Projeto musical "E SE A GENTE QUISER?" - Ponto de Cultura CANTO DAS ARTES - TAQUARUÇU

Criado pela Secretaria de Cidadania Cultural (SCC) do Ministério da Cultura, em parceria com a Fundação Nacional de Artes (FUNARTE), o prêmio "Interações Estéticas - Residências Artísticas" promove o intercâmbio, o compartilhamento e a troca de experiências por meio de residências artísticas em Pontos de Cultura de todo o país.

O músico IRINEU DE PALMIRA, contemplado pelo edital "Interações Estéticas - Residências Artísticas 2010", categoria abrangência nacional com o prêmio máximo (concedido a apenas 14 artistas no Brasil ) desenvolverá seu projeto "E SE A GENTE QUISER?" no Ponto de Cultura "CANTO DAS ARTES - Associação Amigos da Cultura e do Meio Ambiente - Taquaruçu", na cidade de Palmas/TO, que desenvolve um trabalho respeitadíssimo e competente, atestado pelos reconhecimentos do MINC, ITAU UNICEF e Governo do Estado do Tocantins (mais informações no site do ponto de cultura: www.cantodasrtes.org.br).

Em linhas gerais o projeto tem como objetivo produzir ações criativas  resultantes da interação: "artista" e "comunidade" (representada pelo Ponto de Cultura CANTO DAS ARTES - Taquaruçu). Essa troca de experiências, saberes, informações, técnicas artísticas somado ao tempo que passarão juntos (6 meses), resultarão nos seguintes produtos finais:

* Produção de um disco com 13 faixas

* Um grande show de lançamento desse trabalho aberto à comunidade

O disco terá 13 faixas com composições inéditas criadas a partir dessa interação.

 A temática será sobre meio ambiente e sustentabilidade.

Quanto ao estilo musical, o projeto pretende identificar pontos de interseção entre a cultura mineira (base da formação de Irineu de Palmira), a tocantinense e demais influências recebidas por essa região.

As composições serão de parceria do músico Irineu de Palmira com artistas e potenciais locais que ele descobrirá e desenvolverá através de oficinas de criação e vivências, abrangendo todo o processo de criação (arte para o disco com fotos e desenhos para ilustração do encarte). Com isso, queremos valorizar os potenciais locais, estimular a produção criativa, plantar uma semente na vida dessas pessoas que por vezes se sentem tão longe de possibilidades concretas de desenvolver e mostrar seus talentos.

Em suma, vamos tratar de ações sócio educativas e cultural, cuja temática será o meio ambiente e sustentabilidade, através de vivências e oficinas de criação, palestras culturais, shows, apresentando um amplo panorama da música brasileira e, de outro lado, assimilação dos aspectos culturais locais, por parte do artista, para que possam ser mostrados em outras regiões do Brasil.

Obs: Esse é o terceiro ano de realização do prêmio "Interações Estéticas. Tornou-se tão expressivo, que já foi necessário criar o "Circuito Interações Estéticas", que circula os melhores resultados por SP, MG, RJ, PE. Todo nosso esforço será para que o projeto "E SE A GENTE QUISER?" seja convidado a participar desse circuito.

Inscrições: até o dia 08/04/2011(sexta feira)

Dia e Horário: de segunda a sexta de 14h às 17h.

Local: Ponto de Cultura CANTO DAS ARTES - Taquaruçu

Número de vagas:  20

Idade: a partir de 7 anos(com autorização de responsável)

Inscrição GRATUITA!

Maiores informações: www.cantodasartes.org.br

Site pessoal do artista: www.irineudepalmira.com.br

Tags: Cultura


Voltar ão índice